A importância da Tecnologia na pandemia

by | Jul 30, 2020 | Tecnologia | 0 comments

A tecnologia é uma área da ciência que vem proporcionando mudanças expressivas no mundo, colaborando com a sociedade e as novas formas de trabalhar. Os aplicativos ganharam força e é preciso muita velocidade na internet para a adequar ao novo estilo de vida, ainda mais neste momento de pandemia do covid-19. Para as empresas mais resistentes ao trabalho remoto, foi fundamental adotar o home office para se manterem atuando no mercado.

A vida em casa

Com as pessoas na maior parte do tempo em casa, as séries no Netflix e as lives no Youtube se tornaram muito mais atrativas no setor de entretenimento e os aplicativos para entregas de delivery como ifood,  Rappi e Cornershop (esse aplicativo é ótimo para fazer mercado), ganharam força e cresceram expressivamente, simplesmente porque resolvem o problema atual em praticar o distanciamento social.

O comportamento mudou

É bem confortável receber as compras em casa ou pedir a feira da semana através do WhatsApp, falando direto com o fornecedor, e por isso, será bem provável que as pessoas se acostumem com essas facilidades e substituam os hábitos para ganhar mais tempo em meio a correria e investir nas atividades que sejam gratificantes, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Para os empreendedores, o relacionamento com os consumidores aumentaram expressivamente nas mídias sociais e agilidade nas vendas com o uso de chat dos aplicativos. As reuniões no Home Office são obviamente 100% online através de softwares como Zoom ou Microsoft Teams, ou até mesmo por vídeo call no celular. Essa aproximação entre empresa e o cliente é o que caracteriza a humanização das ações de marketing com o forte uso da tecnologia.

E tudo isso pode ser feito na palma da sua mão.

O ambiente digital tem se tornado cada vez mais essencial na rotina de qualquer empresa, tanto para comunicar, prospectar e fechar negócios. As lojas online estão mostrando que é possível faturar e encantar o cliente através da tecnologia e da automação de processos, desde aprovação do pagamento digital ao controle de todas as etapas da logística. Atualmente, é possível criar contas digitais em poucos minutos e fazer transações bancárias totalmente online, sem peder tempo e enfrentar as filas demoradas nos bancos.

O objetivo não é defender a ideia que não devemos mais sair de casa, por outro lado é muito bom saber que existem inovações tecnológicas que facilitam as demandas do cotidiano e que estão evoluindo boa parte do mercado de trabalho na hora de comprar, vender, trabalhar e estudar. Aos gestores mais resistentes, é importante refletir sobre essas mudanças que estão acontecendo e se adaptar o quanto antes a nova realidade, para que se mantenham ativos e conquistem o sucesso dos negócios sabendo que diversas atividades possam ser executadas de qualquer lugar do mundo.